Produtividade no trabalho e saúde mental: 10 dicas essenciais

produtividade-no-trabalho

A saúde mental no ambiente corporativo é um problema visível, porém ainda pouco discutido. 

 

Os sintomas aparentes podem ser muito mais sutis do que os físicos, mas ambos devem ser tratados com a mesma relevância. 

 

Afinal, em grande parte dos casos são os sintomas do corpo que acendem o alerta para os emocionais.

 

O que muitas empresas ainda custam a perceber é que um colaborador sem suporte para cuidar da sua saúde mental trará impactos em várias áreas de sua vida, inclusive na produtividade no trabalho. 

 

Por isso, o investimento em programas de saúde e benefícios precisam estar embutidos cada dia mais entre os que gerenciam e contratam, e cobrado por aqueles que são contratados.

 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela OMS em 2019, para cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento de produtividade.

 

Gestão de tempo, planejamento e produtividade no trabalho

No ambiente corporativo, a gestão de tempo e o planejamento devem caminhar lado a lado. 

 

São técnicas usadas para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas, afinal, elas devem estar presentes em todos os âmbitos da vida, em especial no local onde trabalhamos.

 

Quando administramos melhor o tempo, aumentamos a nossa produtividade no trabalho. Isso contribui para a elevação do bem-estar emocional e o aumento de resultados para a empresa tanto nas metas alcançadas como no clima entre colaboradores e gestores. 

 

Produtividade saudável

O ambiente onde trabalhamos sempre afetará o nosso humor e a nossa produtividade. 

 

Estar em um local onde as pessoas se auxiliam constantemente, buscam aprender e ensinar, com empatia ao próximo, é inteiramente saudável. 

 

Só assim, teremos atitudes semelhantes, o que afetará de forma positiva a qualidade do trabalho.

 

Além disso, é importante aumentar o envolvimento dos colaboradores com as estratégias da empresa:

 

  • desenvolver as lideranças; 

  • realizar regularmente os feedbacks;

  • apoiar a diversidade e a inclusão;

  • promover integração entre os colaboradores.

 

Produtividade é gerenciamento de energia

Todos nós temos uma relação particular com o tempo. Nossa questão é como responder ao excesso de demandas, com uma carga horária cada vez mais longa. Isso sem falar na família, amigos e lazer. 

 

Vivemos nessa eterna briga contra o tempo, negligenciando, muitas vezes, justamente o que alimenta nossa capacidade de produzir e existir: nossa energia.

 

Precisamos compreender que, para melhorar a produtividade, não podemos focar no tempo, mas sim, em nós mesmos. 

 

Enquanto não reprogramamos a nossa mente para aprender a gerenciar a nossa energia, não existe planilha, técnica ou método que amenizará a sensação constante de “faltar tempo”.

 

Para termos mais produtividade no trabalho devemos gerenciar melhor a nossa energia emocional, controlando a ansiedade e buscando mais a disciplina. 

 

Também, administrando a energia cognitiva, lidando melhor com nosso ritmo biológico.

 

10 dicas para melhorar a produtividade no trabalho 

 

1. Realize uma atividade por vez

Não tente ser multitarefas. O trabalho pode até ser rapidamente concluído, mas variavelmente perderá na qualidade, com maior possibilidade de falhas no processo.

 

2. Recompense a si mesmo

Estabeleça pequenas gratificações por suas metas alcançadas. As recompensas devem carregar a relevância do esforço dedicado.

 

3. Minimize as distrações

Pode não ser fácil, mas, no expediente, é importante evitar a navegação frequente nas redes sociais, as conversas paralelas e tudo aquilo que faça perder o foco.

 

4. Entenda seu ponto alto

Todos temos aquele período do dia em que somos mais eficientes. Identifique e programe as atividades mais importantes para esse momento.

 

5. Defina metas claras

Pode ser uma meta diária, da semana ou até do mês. O essencial é criar um

gatilho de motivação para elevar a produtividade. Isso proporciona apego e se torna a motivação que precisamos.

 

6. Durma bem

Um bom sono pode aumentar consideravelmente os níveis de produtividade no trabalho. Práticas de relaxamento e evitar dispositivos eletrônicos antes de cair no sono são boas dicas nesse sentido.

 

7. Não adie tarefas

O pensamento de deixar para depois o que precisa ou pode ser feito no “agora” representa um grande consumidor do tempo e acumulador de tarefas

 

8. Crie um ambiente propício

O ambiente de trabalho tem um papel fundamental no quesito desempenho. Um local organizado, limpo, confortável e silencioso propicia concentração.


9. Faça pausas e descanse

Fuja da armadilha de trabalhar horas a fio, sem descanso. As pausas ao longo do dia são essenciais tanto para manter o bom funcionamento do nosso cérebro como para preservar a nossa saúde mental. 

 

10. Aprenda a dizer não

Muita gente tem dificuldades em dizer não, mas às vezes é preciso. Aceitar toda e qualquer demanda, sem critérios claros, impedirá o progresso do que realmente precisamos fazer.

 

Às vezes, temos a sensação de que 24 horas não são suficientes para fazer tudo que deveríamos no dia, gerando, inclusive, uma autocobrança por mais produtividade no trabalho. 

 

É importante dividirmos as demandas, identificar e mudar os maus hábitos que atrapalham a nossa produtividade.

 

Precisamos adicionar uma boa dose de organização e, a partir disso, ter um melhor gerenciamento do tempo, podendo incluir outras atividades no nosso dia a dia. 

 

Só assim, teremos uma vida mais tranquila, com menos ansiedade e estresse.

IVI é um benefício corporativo. Vamos juntos cuidar da saúde emocional dos seus colaboradores?

IVI é um app de saúde mental e bem-estar para ambientes corporativos.

O que sua empresa tem feito pela saúde emocional dos colaboradores?

Preencha o formulário para solicitar um contato de nossos consultores.