Hisnek está preocupada com a saúde mental

Um estudo da Oracle e Workplace Intelligence realizado em 2020, com mais de 12 mil pessoas em 11 países, apontou que o uso da tecnologia tem sido fundamental para questões relacionadas à saúde mental dentro das organizações. A pesquisa ainda mostra que, entre os brasileiros, 87% afirmaram que soluções de Inteligência Artificial (IA) são imprescindíveis para o monitoramento do seu bem-estar mental no ambiente de trabalho. Sendo que 64%, preferem interagir sobre assuntos como estresse e ansiedade com um robô, ao invés do seu superior imediato. Esta realidade tem impulsionado cada vez mais a inovação dentro do setor da saúde. Um exemplo é o aplicativo IVI, desenvolvido pela healthtech Hisnëk, que, de forma prática e assertiva, usa IA com foco na prevenção, agindo antes mesmo dos transtornos emocionais se agravarem. A solução já impacta mais de 1,7 milhão de vidas, em diversas organizações nacionais, como Volvo e empresas do grupo Rodobens. “O propósito da IVI é conseguir ajudar as pessoas de forma ativa e efetiva. Por meio da tecnologia, conseguimos identificar aqueles que estão vulneráveis ou passando por alguma questão específica relacionada à saúde mental. Assim, conseguimos colocar em prática uma série de ações. O bem-estar das pessoas é algo que eu realmente tenho a intenção e vontade genuína de ajudar cada vez mais”, comenta Carolina Dassie, CEO e fundadora da Hisnëk.

 

Carolina, a saúde mental dentro das organizações se deteriorou nos últimos anos?

Sim, sem dúvidas e, por outro lado, a medicina psicológica também evoluiu. Agora temos diagnósticos de coisas que já aconteceram, mas nós não sabíamos o que era. Hoje, vemos como a saúde mental é importante para nossa vida e das organizações.

 

Quais as principais razões para isso ter ocorrido?

Acredito que isso sem dúvidas está ligado ao nosso modelo de vida, e a pandemia, trouxe uma insegurança psicológica enorme. Do dia para a noite, precisamos lidar com o isolamento, demissões, luto, cobranças e as novas rotinas de trabalho deterioraram nossa saúde mental.

 

Qual o peso da pandemia entre as causas diagnosticadas?

Como comentei, a pandemia agravou situações que já aconteciam. Estávamos lidando com muitas incertezas e isso sem dúvidas aumentou os casos. Com isso, as empresas sentiram que a saúde emocional dos colaboradores impacta diretamente no lucro e rentabilidade dos mesmos. Criamos a IVI em 2019, antes da pandemia, por que tive uma experiência dessas. Trabalhava no mercado financeiro e vi meu limite chegando.

 

Como a IVI surge nesse cenário?

A IVI surge dessa minha necessidade, de ter um cuidado comigo, já que trabalhava muito e em um ambiente de trabalho totalmente tóxico. Nesse processo tive a experiência da maternidade e não queria voltar para o escritório. Foi aí que a ideia de levar um pouco de saúde para ambientes de trabalho surgiu. Eu como economista só tinha a vontade e neste meio tempo conhecemos a Dra. Karina hoje, nossa Head De Psicologia. Juntamos forças para rodar a IVI e veio a pandemia! Nossa solução é a única que fornece soluções por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental a qualquer hora do dia ou da noite. É um trabalho contínuo em que vivenciamos o dia a dia dos usuários.

 

Fale um pouco mais sobre o modo operacional do aplicativo.

Nosso modelo consiste em nossa assistente virtual, IVI, especializada em saúde mental. Por meio de práticas de Terapia Cognitiva Comportamental, a Inteligência Artificial consegue te atender de acordo com sua necessidade. Todos os dados são imputados de forma anônima e com LGPD. Por outro lado, os RH’s, recebem um relatório com mapas de calor de cada setor, podendo pensar junto à nossa equipe em práticas para melhorar a segurança emocional daqueles colaboradores. Também fornecemos treinamentos para lideranças e auxílio em caso de luto.

 

Quantas pessoas estão sendo impactadas pela IVI?

Hoje a IVI, cuida de mais de 1,7 milhões de vidas. E tem clientes como Ambev (nordeste), Luvata, Rodobens, Sicredi, Unimed e entre outras.

 

O propósito da IVI é ajudar as pessoas de forma efetiva. Como essa efetividade pode ser atestada em sua visão?

Nossa efetividade vem da taxa de interação dos colaboradores com a plataforma, além dos feedbacks que sempre recebemos. Somos uma solução validada pelo Hospital Albert Einstein e que oferece o acolhimento necessário bem na hora em que o colaborador precisa (24×7).

 

Quando o aplicativo sente que o melhor para aquele colaborador é um tratamento mais profundo?

Encaminhamos este colaborador para um de nossos parceiros psicólogos e psiquiatras, que fazem um acompanhamento junto à IVI. Todos os dados colhidos na plataforma são primeiro analisados pela nossa equipe de psicólogos e psiquiatras, que fazem a leitura com toda a experiência na área.

 

Que indicações que o aplicativo traz além da indicação para um tratamento?

Além de tratamentos, a IVI disponibiliza uma trilha de atividades como mindfulness, técnicas de respiração, técnicas de descompressão e atividades para que o colaborador interaja com a Inteligência Artificial e tenha sempre um apoio humanizado, seguro e eficaz!

 

Quais os próximos passos do aplicativo e da própria Hisnëk no mercado?

Estamos focando em melhorar nossos sistemas e ampliar nosso portfólio de clientes. Firmando parcerias como as últimas com Sicredi, Combate à Fraude e Grupo Fasa.

 

Fonte: Panorama Mercantil, 12/07/2022. 

Vamos juntos cuidar da saúde emocional dos seus colaboradores?

IVI é um aplicativo que atua como uma assistente de saúde, bem-estar e prevenção, oferecendo jornadas de conhecimento, terapia online e planos de engajamento, num só lugar.
Preencha o formulário para solicitar um contato de nossos consultores.